O corpo docente e o conselho de curadores

A recomendação é que os formuladores de políticas exijam que os líderes
seniores do campus (por exemplo, vice-presidentes, reitores, presidentes, altos
funcionários internacionais) colaborem com o corpo docente, o conselho e os
administradores de nível superior no controle do trabalho acadêmico e da relação
entre a faculdade e o mercado.
Muitas vezes referido como “capitalismo acadêmico”, o envolvimento do corpo
docente em comportamentos semelhantes ao mercado é crucial para garantir
que os professores busquem o conhecimento como um bem público e não como
uma mercadoria com fins lucrativos.
https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1327
Geralmente, o capitalismo acadêmico
desafia o propósito tradicional do ensino superior de fornecer acesso aberto ao
conhecimento para a melhoria da sociedade, com o propósito de criar um ato
engajado e população jovem e educada.
Slaughter e Rhoades definiram o capitalismo acadêmico como a “busca do
mercado e atividades semelhantes ao mercado para gerar receitas externas”.
Ou seja, o capitalismo acadêmico muitas vezes levou o corpo docente a
funcionar de forma independente como agentes de mercado para a economia de
mercado global, o que muitas vezes resultou em uma tensão contínua entre
corpo docente e administradores com questões que envolvem diversidade,
governança, liberdade acadêmica e distribuição de poder.